top of page

SOBRE

A Escola Municipal Professor Fauze Scaff Gattass Filho foi criada pelo decreto nº 7.789, 14 de janeiro de 1999, sendo inaugurada aos 12 de fevereiro de 1999 com capacidade para atender 770 alunos no Ensino Fundamental e 100 alunos na Educação Infantil, iniciando seu funcionamento neste mesmo ano. Embora tenha iniciado suas atividades em 12 de fevereiro, somente obteve autorização de funcionamento aos 09 de junho de 2000, através da Deliberação/CEE nº 5772/2000.

Foi escolhido patrono da instituição, como uma forma de homenagem a sua memória o engenheiro e Professor Fauze Scaff Gattass Filho, pelos relevantes serviços prestados à Educação do nosso estado. Nascido em Corumbá, formou-se no Rio de Janeiro destacando-se em suas atividades de magistério. Foi professor em diversas escolas de Campo Grande, Reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Para conhecermos a história da escola é necessário fazermos um retrocesso, resgatando o início e o desenvolvimento da comunidade. O marco para o crescimento dessa região, que não contempla a área urbana da cidade, está na chegada do Frigorífico Bordon, trazendo novas oportunidades de emprego e de evolução. Atraídos pelas novas condições surgem os primeiros moradores do mais recente bairro “Jardim Carioca”. Com o crescimento da população manifesta-se a precisão de atender uma demanda de crianças e jovens em período escolar, necessitando a construção de uma nova escola, a qual resolveria os problemas com relação à distância, amenizando a preocupação dos pais.

Enfim a escola foi edificada, tendo como primeiros administradores o diretor Carlos Henrique Grincevícus e a diretora adjunta Tânia da Silva Treu. 

Em 2001 assumiu a direção da escola a professora Osmarina Souza Aragão . Em 2004 toma posse da direção escolar a professora Arlene da Silva Gonçalves. No ano de 2006, no dia 13 de janeiro a pedagoga Tânia Vital da Silva Gomes é nomeada para assumir a direção da instituição.

Em 2007, a Associação de Pais e Mestres (APM), aderiu ao Projeto Escola Aberta, por meio de Convênio com a Prefeitura Municipal de Campo Grande, abrindo a escola aos finais de semana para oferecer a comunidade dos bairros do entorno, atividades culturais, esportivas e de formação para o trabalho com objetivo de fortalecer as relações escola x comunidade.

No início letivo de 2008, o serviço da cozinha é terceirizado, passando para a administração da empresa SP Alimentações, onde, inclusive as merendeiras, são contratadas pela nova empresa. Em maio deste mesmo ano, dá-se início a construção da primeira horta do estabelecimento, administrada e mantida pela empresa SP Alimentações.

Com o Projeto Amigos da Cidadania, Cultura e Meio Ambiente, em 2010,a escola ganhou o 1º Lugar na Região Centro Oeste o Prêmio FINEP de Inovação na Categoria Tecnologia Social. O Prêmio FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos - vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal foi criado em 1998 e é o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento a inovação no País. A Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho é a primeira instituição de educação básica do país a ser contemplada com a etapa regional do prêmio.

Em dezembro de 2013, a escola recebe o desembolso de R$ 200.000.00 (duzentos mil reais) do Financiamento de Estudos e Projetos, vinculado ao Ministério de Ciência e tecnologia - FINEP, referente a premiação recebida no ano de 2010. Dá-se, a partir daí, a reestruturação do projeto de Tecnologia Social para adequação de ações aos valores e fomento com objetivo de propor, executar e consolidar princípios e práticas redirecionados aos processos de Tecnologias Sociais de forma que possibilitem a concepção de escolarização privilegiando aspectos culturais e tecnológicos que se redirecionem para uma transformação social. Neste sentido esta unidade escolar desenvolve diversas práticas que contemplam estas tecnologias, como por exemplo: a implantação e implementação da horta escolar, visando a mudança de hábitos voltados a segurança alimentar e nutricional. Esse projeto visa não somente atender a esta escola, mais ultrapassar os muros da escola, fomentando a prática com suas famílias.

Outro acontecimento marcante na trajetória da escola foi a atuação de professores, alunos, APM, Associação de Moradores dos Bairros Nova Campo Grande e Jardim Carioca, ONGs, Associação de Amparo as Famílias em convidar e reunir  pais de alunos e demais moradores do entorno a participarem nas dependências da escola, de um curso de formação “Projeto Cataforte” sobre meio ambiente e formação de cooperativas, financiado pela Fundação Banco do Brasil e coordenado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul com duração de 3 meses. Sessenta e cinco famílias concluíram o curso. Tal fato possibilitou visibilidade internacional onde a direção escolar foi premiada e selecionada no concurso” Aprender e ensinar tecnologias sociais”. Essa experiência foi apresentada no Fórum Social Mundial. na Tunísia.

Em janeiro de 2013, trinta integrantes do curso, sendo a grande maioria composta por pais de alunos da escola, dão inicio a primeira Cooperativa de Catadores de Recicláveis do Bairro Nova Campo Grande, tendo sua sede provisória, cedida pela Prefeitura de Campo Grande no bairro São Conrado.

Neste mesmo ano, a escola faz adesão ao Programa Mais Educação tendo o início das atividades em novembro atendendo cerca de 100 crianças em período integral impactando positivamente a comunidade que buscava constantemente vagas para que seus filhos pudessem participar do Programa.

Em 2015 a escola Fauze consolida o projeto formação da Horta Escolar com expansão para Canteiros Verdes na comunidade. Projeto este idealizado no ano de 2013 com o prêmio FINEP com já foi apresentado.

Este projeto propõe a consolidação da Tecnologia Social implementada na Escola Municipal Prof. Fauze Scaff Gattass Filho.q

            Em no 2015 a escola Fauze foi convidada a participar do Projeto Cooperjovem em parceria com o banco SICRED. Trata-se de um trabalho de formação com carga horária de 40h/aula aos professores e equipe sobre a importância da cooperação no trabalho educativo.

Hoje a escola Fauze atende cerca de 1080 alunos entre os turnos matutino e vespertino, possui quarenta e uma salas de aula sendo vinte e uma no período matutino e vinte no período vespertino. 



Telefones:

67 3314-7469

67 3314- 7310

bottom of page